segunda-feira, 9 de maio de 2011

Curso do CEALE-UFMG Fase I e II

 PRIMEIRA FASE

 Profa. Drnda. Fernanda Barros, em curso do CEALE, em Ponta Porã-MS
      Nos dias 26,27,28 e 29 de abril de 2011, nós, professoras das séries iniciais, através da Secretaria Municipal de Educação, estivemos em curso, com os excelentes profissionais do CEALE, nominado INSTRUMENTOS DA ALFABETIZAÇÃO. Essa foi a primeira fase, uma ótima oportunidade de nortear nossos trabalhos, trocar experiências e conhecer novas formas de envolver os alunos no processo de Alfabetização e Letramento. A nossa Professora foi Drnda. Fernanda Barros, além de excelente profissional, é uma pessoa magnífica, trabalhou muitos anos em sala de aula e não é apenas pesquisadora, nos deixou á vontade para debater os assuntos tratados e relatar nossas experiências. Através de seus estudos e pesquisas e da forma de trabalho que o CEALE defende, nos mostrou técnicas de escrita e correção de textos, modos de encaminhamentos para que os alunos se tornem, mesmo antes de alfabetizados, produtores de textos. Estou ansiosa para iniciar a renovação da maneira de trabalhar bem como para a segunda etapa do curso. Um curso maravilhoso!! Quem teve a chance de participar sabe do que estou falando!!

SEGUNDA FASE

Acabo de participar da segunda fase do curso do CEALE- Instrumentos da alfabetização- que aconteceu nos dias 31 de maio e 01,02 e 03 de junho de 2011e através dele reavivei minha vontade de ser professora, que estava adormecida, devido á tantos percalços no nosso caminho profissional, percebi que temos sim a chance de fazer melhor e de conseguir resultados satisfatórios quanto á alfabetização e ao Letramento.
   A Professora Fernanda nos esclareceu, com louvor, muitas dúvidas sobre os eixos e suas capacidades e nos mostrou que não adianta querer ir por outro lado, ignorando as capacidades que cada aluno já domina, pois assim você pode acabar patinando, sem conseguir alcançar os objetivos almejados.

Estou motivada, ansiosa para iniciar essa nova fase profissional e se tudo correr bem vou ter sucesso, mesmo sem apoio de alguns, mesmo com o descrédito de outros que acham que nada tem jeito e ainda com o desistímulo de pessoas que não tem fé de que a Educação ainda tem salvação.
 VAI DAR CERTO, VOCêS VÃO VER!

Da esquerda para a direita: Eu, Fernanda e Haidee

Secretária de Educação- Professora Leny, Neiva, eu, Fernanda e Ludmilla
Durante a aula, Fernanda, eu e Andréa
Professora Leny encerrando os trabalhos e comunicando que serão desenvolvidas as avaliações diagnósticas que nortearão os nossos trabalhos daqui para frente

Um comentário:

  1. Olá. Estava lendo o artigo e coincidentemente vi a foto da Fernanda. Gostaria de contacta-la. Vocês podem me ajudar? Sou um aluno e amigo do irmão dela. Lazaro! Desde já agradeço.
    No mais muito interessante o projeto pedagógico. Meus parabéns!.

    ResponderExcluir

Gente, obrigada pela visita! Comentem!!