quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Projeto Resgatando Brincadeiras Folclóricas

Projeto: Resgatando Brincadeiras Folclóricas
Identificação:
Nomes dos cursistas envolvidos: Admar Marques Vieira Junior
                                                      Antonia Kelly G. R. Espindola
                                                       Haidee Benites Monges
Nome da Escola: Escola Municipal Maria Ligia Borges Garcia
Local: Ponta Porã-MS
Anos: 1º ano A, JII D e 2º ano B    
Número de alunos envolvidos: 78
Professores Envolvidos: Antonia Kelly Garcete R. Espindola
                                           Haidee Benites Monges

2-Problemática a ser estudada/Definição do Tema

O estudo foi mobilizado a partir da percepção que os professores tiveram de que a maioria dos alunos das séries iniciais conhecem pouco do folclore brasileiro, em especial das brincadeiras e brinquedos cantados que com o advento da tecnologia foram trocados por computadores, vídeo games, MP3, televisão, CDs e tantos outros. Nossa pretensão não é, jamais, fazer com que voltemos ao passado e sim mostrar aos alunos como seus pais e avós se divertiam ,fazendo com que assim possamos também manter viva a nossa cultura, sabendo que a manutenção da tradição oral é principal fonte de comunicação humana.

O diferencial desse projeto será justamente a inserção da tecnologia no tradicional, utilizá-la como parceira para a aprendizagem e para a manutenção da nossa cultura folclórica.
O laptop será uma das principais ferramentas para essa fusão tecnologia x tradição.

3-Justificativa

Esse estudo justifica-se devido á importância de resgatar valores, crenças da cultura popular brasileira, integrando a família á escola, tendo ela também como aliada na construção da aprendizagem.

4-Objetivos 

Reconhecer o folclore como manifestação cultural;
Inserir a família no contexto escolar;
Conhecer lendas e/ou brincadeiras folclóricas.
Filmar com o laptop o reconto oral de uma lenda narrada pelos pais ou pelos alunos.
Socializar os conhecimentos adquiridos através do reconto oral  fazendo um curta-metragem com as filmagens feitas pelos alunos.
Demonstrar através de registros desenhado os diferentes tipos de lendas pesquisadas.

5-Conteúdos
Língua Portuguesa
-Lista
-Reconto Oral
-Interpretação desenhada
-Brincadeiras folclóricas
-Parlendas
-Cantigas de Roda
-Lendas
-Trava-Línguas
-Adivinhas
Matemática
-Números e quantidades
-Noções de adição e subtração
História
-Brincadeiras infantis
-Folclore

6-Disciplinas envolvidas
Língua Portuguesa, Matemática, História.

7-Metodologia/Procedimentos/Cronograma

Cronograma: De 29/08 a 30/09
Inicialmente haverá uma conversa com os alunos para saber o que eles conhecem sobre o assunto. Conduzir a conversa de forma em que eles escolham o que querem trabalhar no projeto quanto á música, parlendas e lendas.
Explicar o termo Folclore e o que é o folclore brasileiro.
Conversar com os pais e pedir que dêem depoimentos para os seus filhos filmarem com o laptop. As lendas folclóricas que escutavam quando criança ou descrevendo brincadeiras que viam antes e que hoje não vêem mais as crianças brincando.
Após a coleta das filmagens será feito um curta-metragem com todos os depoimentos dos pais. Eles serão convidados á participarem neste dia para assistirem o resultado dos trabalhos e neste momento haverá também a culminância do projeto onde os pais ou avós serão convidados a apresentar algumas brincadeiras folclóricas.
-Desenhar os personagens das lendas folclóricas e colorir com tinta e pincel.
-Confeccionar um livrinho ilustrando as parlendas ou quadrinhas.
-Todas as atividades desenvolvidas em sala serão com o tema Folclore brasileiro.
-Desenhar no laptop, usando o Tux Paint, personagens do nosso folclore;
- Ilustrar no laptop, utilizando o Tux Paint, quadrinhas, parlendas e cantigas de roda.

8-Recursos

Livros, papéis diversos ,lápis ,lápis de cor, canetas hidrocor, laptop, tintas, papel Paraná, canetas, tecidos, revistas, tesouras, colas, pistola de cola quente, refil, material reciclados, TNT, EVA.

9-Registro do Processo

Através de relatórios dos desenvolvimentos das atividades, fotografias e filmagens.

10-Avaliação

As avaliações serão feitas através da participação dos alunos e de conversa com os pais  para avaliação do desenvolvimento do trabalho.

11-Divulgação /Socialização do Projeto realizado

Será feito encerramento do projeto com a participação dos pais. Fotografaremos e postaremos no Blog de cada professor envolvido no site da escola e no facebook.

12-Referências Bibliográficas

Coleção Oficina do Folclore: Cultura Brasileira-6 a 10 anos Ensino Fundamental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gente, obrigada pela visita! Comentem!!