segunda-feira, 23 de maio de 2011

Projeto Mágico de Óz


Caro Visitantes !!
   
   A Escola Municipal Maria Lígia Borges Garcia, em que trabalho, está desenvolvendo um Projeto de Leitura e Escrita denominado  CONTOS, dentro dele cada professor escolhe para sua turma um conto com o qual trabalhará mais e este deverá culminar em uma peça de teatro, encenada por eles.
   O que eu escolhi foi o Mágico de Óz, meus alunos gostaram muito e temos utilizado esse tema para continuar o processo de Alfabetização e Letramento.No decorrer do Projeto irei acrescentando aqui, nessa postagem, as atividades desenvolvidas, por ora já posto algumas das atividades que já fizemos com sucesso e bastante rendimento, superando minhas expectativas. As atividades serão desenvolvidas com os alunos do Jardim e do 1.o Ano A mat.
Abaixo listarei as atividades feitas com o tema Mágico de Óz, embora não tenha foto de todas, vou descrevê-las:
- Introdução ao tema: Assisitir ao Desenho O Mágico de Óz e ler a histórinha;
- Reconto oral e escrito, a professora como escriba, os alunos vão recontando a história que ouviram e assistiram e a professora faz o registro escrito;
-Lista das personagens, escrita no quadro onde os alunos deverão ditar as letras que usamos para escrever cada uma das palavras, a professora registra, ao final eles montam com letras móveis;
-Registro dos nomes das personagens e desenho das mesmas;
-Tipos de moradia,  já que a casa de Doroty voa com o furacão e cai em uma terra estranha: Aproveitei o tema para questionar os tipos de moradia que eles conhecem, apresentar alguns e pedi que eles descrevessem e desenhassem a sua moradia;
-Texto com ícones: a professora escreve a história em um cartaz e as partes onde estão os nomes das personagens são substituídas pelo desenho dos alunos da personagem citada. Exemplo: Doroty encontrou o Espantalho. Ao invés de a professora escrever isso no cartaz ela substitui as palavras Doroty e Espantalho pelo desenho dos alunos;
- Confecção de um Espantalho em tamanho natural;
-Confecção de um Homem de lata com materiais recicláveis;
-Desenhar e nomear sua família, conversar sobre os tipos de família, que não são sempre com uma estrutura fixa, que as vezes podem não ser compostas por pai, mãe e filhos, explicar que alguns moram com padrastos, tias, avós, madrinhas e que há uma variedade de tipos de família atualmente;
-Escrita, com a ajuda dos alunos, de palavras relacionadas com O Mágico de Óz e como em um sorteio de amigo secreto cada criança tira uma palavra, lê ou faz a tentativa de leitura convencional e registra em seu caderno de sala, lê e escolhe também as palavras de mais três colegas para fazer o registro;
- Confecção de um cartaz com os nomes das personagens e sua figura, com o desenho feito pelos alunos, para que relacionem a figura á escrita;
 - No computador, da STE, explorar o Tux Paint utilizando o tema O Mágico de Óz, para desenharem os personagens;


João Vitor e sua ilustração


Francili ilustrando o texto
 


Texto ilustrado pelos alunos, substituição de palavras por figuras.


Enchendo o tronco do espantalho com jornal no lugar da palha

Espantalho batizado de Yudi Gabriel pela turma, com Felipe, Marcelo e Tiago

Micaeli e Jéssica enchendo as pernas do Espantalho

Meninas orgulhosas com o resultado de seus trabalhos, Micaeli, Jéssica, Anne, Francili e Lais Elana


Zulmar, Jardim II D desenhando no Tux Paint sobre o Mágico de Óz





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gente, obrigada pela visita! Comentem!!