sábado, 4 de junho de 2011

Perguntas

Essa postagem é uma tarefa do Curso UCA


O  conceito central das frases e dos vídeos, presentes na plataforma do curso,  é que os questionamentos, a busca incessante por respostas, a dúvida como fonte de pesquisa e de ampliação do conhecimento.
 Acredito que essas ideias dos autores, que se inter-relacionam foram escolhidas na plataforma para nos mostrar o quão é importante a problematização, a instigação, as perguntas, tanto do professor quanto do alunos, e isso fará com que eles aprendam efetivamente.
O grupo diz que devemos estimular os alunos a pensarem, a questionarem,  a serem o centro do processo tendo o professor como mediador da aprendizagem.
Ao iniciar um tema em sala ou mesmo ao retomar um assunto devemos utilizar os questionamentos, que interessam aos alunos para que eles aprendam. As categorias de perguntas que mais devem estar presentes em sala são as desafiadoras e as exploratórias e não as que exigem apenas um sim e um não como respostas.
O papel do professor em sala é o de desequilibrar a ideias pré-concebidas, causar dúvidas para que os alunos reconstruam seus conceitos.
Com os vídeos percebemos, que nós professores não estamos acompanhando as mudanças da sociedade, que são as dúvidas, as perguntas que movem o conhecimento, que infelizmente ainda estamos querendo ensinar apenas com quadro e giz e isso já está ultrapassado.
 Isso nos faz refletir o quanto devemos mudar nossas antigas posturas e do enorme desafio que temos pela frente, que é o de inserir os alunos no mundo digital, trazendo o mundo para a escola!!

Diretora Erineuda conduzindo as discussões sobre ideias com os professores da Escola Maria Ligia 

2 comentários:

  1. Admiro muito o pessoal de Ponta Porã-MS. Sempre otimista e realizando as atividades.
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Professor!! Sou da seguinte opinião: Já que tem que fazer, que seja bem feito!! Obrigada pela mensagem de incentivo!!

    ResponderExcluir

Gente, obrigada pela visita! Comentem!!