sexta-feira, 24 de junho de 2011

Avaliando minha aula com o uso do laptop



A fim  de desenvolver uma tarefa de formação do Projeto UCA, Admar Vieira Junior, Haidee Benites Mongez e eu, Antonia Kelly Garcete Rodrigues elaboramos um projeto denominado "Trilhas"  que  irá abranger diversas áreas do conhecimento, atenderá 22 alunos do 1º ano A, matutino da Escola Municipal Maria Ligia Borges Garcia. O trabalho necessitou ser realizado em grupo, devido á turma ser composta de alunos não alfabetizados convencionalmente.
   O que balizou a elaboração desse projeto foram as atividades e leituras sugeridas em todo o módulo III.  Ele consiste em fazer um passeio para registro imagético do percurso da escola á "biblioteca do lápis" que fica cerca de 1km , além de fotografarem os pontos de referências, também registraram todas as formas de escrita, números e sinais gráficos que encontrassem pelo caminho . Outros assuntos abordados foram:  O lixo jogado nas ruas, os marcos históricos, escrita coletiva relatando o passeio, bem como desenhos utilizando o Tux Paint, o trajeto no klogo e a elaboração de uma fotonovela com as fotos tiradas no percurso.  

   Foi ministrada inicialmente uma aula preparatória, utilizando através do Google Maps, o Panoramio, depois passado no data show os slides em anexo.( assim que eu conseguir fazer o upload) 
   Conversamos sobre o assunto, indagando, utilizando perguntas desafiadoras e exploratórias. Foi uma aula bem proveitosa. Todos participaram efetivamente, já que tratava-se de algo diferente de sua rotina. O passo seguinte foi a apresentação do laptop, seu objetivo de uso nessa aula e passos de como ele deveria ser usado para os registros desse projeto. Mostramos a câmera e como ela funcionava, como as fotos ficam armazenadas. Logicamente houve uma euforia inicial, já que eles esperam a muito tempo para usarem o laptop. Pedimos que digitassem no Google a palavra maps e com ajuda eles conseguiram localizar o nosso ponto de partida, o trajeto e nosso destino. Metade da turma já conhecia o trajeto mas haviam também crianças que saem pouco de suas casas e não conseguiram identificar algumas das fotos de onde iriamos passar. Quanto a aula inicial a dificuldade encontrada foi apenas o fato de os alunos ainda não saberem ler, eles precisavam de ajuda para localizar os pontos no mapa, já que ela é feita através da leitura dos nomes das cidades, bairros e ruas. Sem a ajuda dos outros professores a aula ficaria inviável.
   No segundo momento foram sorteados seis alunos para levarem o laptop. Isso foi uma opção do grupo devido ao percurso ser de muito movimento, já que trata-se de uma rodovia e por que os alunos nunca haviam saído para um passeio. Ficamos apreensivos de como eles se comportariam, e não queríamos que isso fosse um empecilho e sim uma oportunidade a mais. Ficaria difícil orientá-los, explicar os pontos, o que estava escrito em cada placa, destacar os marcos históricos se cada um estivesse com o laptop. Talvez não por que eles se comportaram bem, mas aula rendeu bastante. O percurso foi bem tranquilo, os alunos ficaram atentos á todas as explicações, os que estavam com os laptops fotografaram tudo o que lhes tinham sido solicitado anteriormente. O que mais nos chamou a atenção foi que eles se aborreciam em perceber como há muito lixo nas ruas e como as pessoas mantém esse mau hábito. As desvantagens foram que com a câmera do laptop é dificil "mirar" no que se quer fotografar de longe, o reflexo dificulta a visão e a bateria durou pouco, apenas dois alunos conseguiram registrar a leitura e os colegas dentro da biblioteca.
   Na biblioteca eles ficaram extasiados, admirados, eufóricos.  Queriam manusear tudo, ler, mas a bibliotecária não estava presente, então distribuímos alguns livros á eles, gibis, lemos para eles também. Ficaram atentos e aproveitaram tudo.
   Ao chegarmos em sala foi feita uma avaliação dos trabalhos com o grupo, os pontos positivos e negativos, novamente utilizando perguntas desafiadoras e exploratórias, tentando extrair o máximo deles. Com certeza esse tipo de atividade vai se repetir pois foi uma ótima oportunidade de aprendizagem. A aula terá continuação, temos os demais passos do projeto que ainda deverão ser aplicados e acrescentados aqui no blog, conforme desenvolvimento.


Com os alunos na primeira vez usando o laptop

Junior auxiliando as crianças a localizarem o destino no panoramio

Francili e seu laptop

registrando o lixo encontrado pelo caminho

Os alunos e eu no Monumento á erva mate

Registrando a circulação da escrita na sociedade
Explicações sobre a coleta seletiva

alunos registrando com o laptop
Em frente á biblioteca, ponto de chegada

Dentro da biblioteca, aguardando para manusearem os livros

Um comentário:

  1. Oi, muito bom o comentário sobre a aula. As fotos também, e um meio para comprovar que as aulas foram um sucesso.

    ResponderExcluir

Gente, obrigada pela visita! Comentem!!