sábado, 10 de setembro de 2011

REFLETINDO SOBRE PROJETOS NA ESCOLA

Preciso confessar que antes de iniciar as leituras deste novo módulo do curso de Formação do Projeto UCA tenho certeza que tinha uma visão equivocada quanto á Projetos em sala de aula. Sempre notei que trabalhar com Projetos era mais fácil e proveitoso, mas como os alunos não participavam das escolhas creio que eles poderiam ter sido melhores.  Antes era eu quem selecionava tudo, o que gostaria de trabalhar, o que acreditava que eles iriam querer e agora entendo que quando eles participam desta escolha as chances de sucesso são bem maiores. 
Citando um trecho retirado da plataforma:
" O fato de o professor ter o projeto de sala de aula não significa que este deverá ser executado pelo aluno. Cabe ao professor elaborar projetos para a criação de situações que propiciem aos alunos desenvolverem seus próprios projetos ( PRADO , 2005). 
Essa é a frase que mais me chamou a atenção, e é isso que erroneamente os professores e elaboradores de projeto fazem, esquecem que os maiores interessados são os alunos e são os projetos deles que devem ser respeitados. Sei que isso ainda é um desafio já que era um hábito que estava arraigado, "enfiar goela abaixo", "colocar na gavetinha" mas as posturas devem e podem mudar!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gente, obrigada pela visita! Comentem!!